sábado, 3 de outubro de 2015

#MeuCaldeirão: Livro "Branca dos Mortos e Os Sete Zumbis"

A contadora de histórias aqui está se especializando em histórias de terror e fantasia para suas contações, e nada melhor do que livros de contos para descobrir narrativas novas.
Decidi comprar Branca dos Mortos e os Sete Zumbis – E outros contos macabros depois de ler várias críticas positivas sobre o mesmo. Além disso, é uma obra nacional, do escritor Fábio Yabu, e acho importante apoiar o trabalho de escritores brasileiros.
Imaginei que o livro fosse bom e que eu teria histórinhas arrepiantes inspiradas em contos de fadas pra dar uns calafrios e prender a atenção de crianças da quinta série.
Ledo engano. Não que o livro não seja super legal, mas acabei achando as histórias macabras e sangrentas demais para contar para crianças, pelo menos se incluídos os detalhes cabeludos.

“Heróis, princesas, orcs e trolls não só existem de fato como fazem parte (ativamente, às vezes) de nossas vidas. São criaturas com as quais temos que lidar no dia a dia, na escola, na faculdade, no trabalho e até mesmo no aconchego do lar. Não satisfeitas, essas figurinhas bizarras ainda se escondem dentro de nós, afinal, todos temos nosso lado bruto, ogro, nossa faceta heroica, cavaleiresca – somos mentores e vilões em ocasiões diferentes e diante de pessoas distintas.”
Prefácio do livro por Eduardo Spohr.

São, ao todo, 12 Contos Macabros:
Uma das ilustrações de Michel Borges, que
recheiam o livro e dão mais um toque
sinistro aos contos
- Branca dos Mortos e os Sete Zumbis;
- João, Maria e os Outros;
- Os Três Lobinhos;
- A Vendedora de Fósforos e o Vingador;
- Cindehella e o Sapatinho Infernal;
- A Confissão;
- Bela Incorrupta;
- O Monstro;
- O Cemitério;
- Samarapunzel;
- O Fim de Quase Todas as Coisas;
- O Livro da Dor;

Todas as histórias são muito criativas, algumas frutos de misturas “loucas” que deram muito certo, como em Samarunzel. Não cheguei a sentir um real medo de nenhuma delas, mas os detalhes sanguinolentos e cruéis de algumas são de impressionar.
São contos independentes, porém há momentos em que as histórias se cruzam. As minhas favoritas foram A Confissão, O Cemitério, Samarapunzel e O Livro da Dor.
E destaque e muitos aplausos para O Monstro, que faz expressa referência ao poema O Corvo, do querido Edgar Allan Poe, de quem sou fã de carteirinha.
Então, se você gosta de histórias macabras, releituras de contos de fadas e muita criatividade, mergulhe na obra de Yabu. Se você tiver coragem...

Título: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis
Subtítulo: E outros contos macabros
Autor: Fábio Yabu
Gênero: Ficção/Contos/Terror
Editora Globo, 198 Páginas.

Links para compras: Submarino / Americanas / Saraiva

3 comentários:

  1. Ahhhhhhh *O* Estou curiosa! Só o nome desse livro já chama a atenção!! Quero ler *----* Pena que o dim dim nunca colabora, sempre que quero comprar algo ele foge pras colinas, hahahaha.

    ResponderExcluir
  2. Carla, é a lei da vida: a lista de livros pra comprar é sempre infinitamente maior do que a grana...
    E cada vez que você compra um livro, acrescenta mais três na lista, e ela nunca diminui O.o Haha

    ResponderExcluir